quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Melhores do ano EMPRESAS

Opa! Lá vou eu com meu melhores do ano na categoria EMPRESAS!
 Sim, porque algumas empresas são foram muito boas este ano.

A primeira empresa é a MONZA VEÍCULOS de Campo Grande

A Monza está nesta lista, pois apesar de eu não ter comprado meu carro lá, sempre teve um atendimento excelente e DEU UM BANHO nas redes sociais, sejam em promoções ou em interação com os internautas tanto no Twitter quanto no Facebook.

Eu participei de promoções criativas e em uma delas que ganhei tive uma recepção NOTA MIL!

MONZA VEÍCULOS é o melhor de 2011 na categoria: INTERAÇÃO

Outra empresa que surpreendeu pela criatividade e interação nas redes sociais foi a PPress, agência responsável pelo marketing da Eurofarma. A agência não é daqui, é de Rio Claro (SP), mas este ano foi FANTÁSTICA nas ações de interação da empresa farmacêutica que patrocina a Stock Car e meu piloto mais amado Ricardo Mauricio. A "Corrida Eurofarma",  "Leilão de Prêmios da Eurofarma" e "Grid Girl Fashion" foram ações que me deixaram de "boca aberta" (risos).

Parabéns ao povo da PPress que foram os melhores do ano na categoria: CRIATIVIDADE


A GRÁFICA PEX e seu povo LINDO! (risos) mais uma vez mostra porque é uma das melhores do mercado!
A Gráfica PEX mudou de endereço, ficou mais moderna e mais bonita (sim, eu atestei isso!) e mais, usa ações sustentáveis para reciclagem e reaproveitamento dos materiais utilizados na gráfica! Além disso, promovem promoções SUPER LEGAIS como o CinePex, com várias temáticas e o "Happy Day Pex" com arrecadação de fraldas para entidades beneficentes.
A interação nas redes sociais também é um ponto positivo para eles, que estão sempre em contato com o público, seja por meio do perfil oficial ou de pessoas que trabalham lá.

Gráfica PEX é a melhor do ano na categoria: 
EMPRESA CONSCIENTE

MEGA 94! Bom, o que dizer da MEGA 94? Grandes promoções e uma rádio que se reinventou e CONQUISTOU um excelente espaço nas redes sociais e colocou o #RapidinhadaMega nos dedos de milhares de campo-grandenses! E nem dá para numerar as promoções, o lançamento de novos artistas e principalmente o atendimento da emissora que fazem da 94,3 ser a Rádio MEGA! Além de tudo é consciente - já apoiou o Dia100Sacola, o Escambo Fashion e distribuição de mudas para plantio!

Parabéns especial ao Marcelo e a Maína que sempre nos atendem bem lá na rádio!

A MEGA 94 é a melhor de 2011 na categoria: 
NÃO DÁ PRA FICAR SEM!



Jornal On-line MIDIAMAX!

Podem falar que é "puxa-saquismo", porém a lista merece figurar o MidiamaxNews. O Jornal que começou a "peitar o sistema" em 2010 e enfrentou um perrengue danado, em 2011 não deixou a peteca cair! O Jornal se firmou como um dos poucos de verdadeira "oposição" e que se reinventou diante das dificuldades enfrentadas. 

Eu que já trabalhei lá - e foi onde eu aprendi a JORNALISTAR de verdade, posso dizer que o Midiamax é uma ESCOLA de jornalismo! Sem ser piegas e sem medo de errar! Foi onde conheci excelentes jornalistas como Jacqueline Lopes e Celso Bejarano. Sem contar que, o Carlos Naegele é uma figuraça! (pro bem e pro mal gente, não vou ser hipócrita hahaha). 

Meu dia não começa sem abrir o Midiamax. que é o melhor de 2011 na categoria: 
FÊNIX! 


Jornal O Estado de Mato Grosso do Sul

Não só porque eu iniciei meu ano trabalhando no Jornal O Estado de MS, mas também pelas excelentes matérias de investigação política em relação a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, das quais algumas delas eu pude participar como repórter!

Como é uma lista pessoal, e eu já trabalhei lá, o clima da redação é o máximo e sinto saudades de pessoas especiais e de subir aquelas escadas todos os dias. Ops! 

O caderno de Cultura editado pela competentíssima Kátia Kuratone é um "mimo" à parte no jornalismo impresso de Mato Grosso do Sul. Meus parabéns a ela e sua equipe. 

Agora, as matérias sobre as investigações do Mensalão do Rigo que tiveram continuidade graças ao Estado, foram o MELHOR DE 2011. Rolou de demissão no Ministério Público até gritos e sussurros no Parque dos Poderes e inúmeras ligações ao COAF (quem sabe oq significa essa sigla, sabe bem o que eu estou falando!) fizeram do jornal FODÁSTICO!

Sob a batuta do mestre Imparato, o Jornal O Estado de MS é o melhor de 2011 na categoria: 
MINISTÉRIO PÚBLICO, TREMEI! 


É concorrência, mas não posso deixar de destacar o CORREIO DO ESTADO com novos cadernos e mudanças no jornal. Fora o toque especial do grande jornalista Montezuma Cruz, que trouxe um tom MEGA HUMANO aos cadernos jornalísticos e o Caderno Educação que eu AMO. Sem esquecer a inovação com o Correio do Estado on-line com a minha amada Rosana Siqueira e o competente Fausto Brites. 

Não poderia deixar de citar claro a direção do meu amado chefe Antonio João Hugo Rodrigues. Porém, meu agradecimento especial vai para as lindas da política Danúbia Burema, Fernanda Brigatti e Lidiane Kober, que me deram muita força neste 2011!

Sob a batuta de gente competente como o grande Marcos Rodrigues, o Correio do Estado é o melhor de 2011 na categoria: ORGANIZAÇÃO

Para finalizar escolhi a REDE COMPER pelo conjunto da obra. O sr. Beto Pereira arrebentou em 2011. Com a abertura de novas lojas, ações sociais excelentes como o Troco Solidário e até ações que não sabemos diariamente, como a ajuda frequente que ele oferece ao Asilo São João Bosco. E não podemos esquecer que já fomos patrocinados por eles no Dia100Sacola! (Nosso muito obrigado!)

O COMPER é o melhor de 2011 na categoria: 
EMPRESA QUE BOMBOU! 


Galerinha, esperem que vem mais "Melhores do Ano" (temos mais três postagens pela frente ainda!)

Até amanhã!


Melhores do ano PESSOAS

Resolvi fazer um "melhores do Ano de 2011" 




Claro, que é algo do MEU melhores do ano e que nem todo mundo precisa concordar! Mas é uma maneira de homenagear pessoas e empresas que FIZERAM UM 2011 NOTA DEZ!!!

CATEGORIA PESSOAS!


Essa é Evelise Couto Moraes, já a conhecia há tempos, mas em 2011 a Eve me surpreendeu! Assumiu o jornalismo como paixão da vida dela e enfrentou os desafios impostos pela vida (que não foram poucos) com galhardia e muita determinação!!! Além de me fazer rir muitooooo com o Blog PraKe!


Evelise é a melhor do ano na categoria REVELAÇÃO!


Esses são Kiko Cangussú e Nilson Pereira! Duas pessoas impagáveis que eu tive a oportunidade de desfrutar momentos únicos ao lado deles neste 2011. Nilson é uma lenda vida do jornalismo em MS e Kiko o CANALHA INTERNACIONAL MAIS MAIS que eu conheço!!! Esses dois fizeram 2011 valer à pena!

Kiko Cangussu e Nilson Pereira são os melhores do ano na categoria: CHIVAS!



Essa é Giane Bastos! Ano passado ela me xingou muitooooooo durante as eleições (risos), mas surpreendeu ao ter atitude e peitar um bando de tucanos e elameados da política! Ela ficou sem emprego, mas não  perdeu a dignidade!!! 
Giane Bastos é a melhor de 2011 na categoria:  #PRONTOFALEI


O ano foi do empresário Carlos Eduardo Naegele. Após enfrentar em 2010 talvez a principal batalha de toda história do Midiamax (do qual eu tive orgulho de fazer parte e participar) quando criminosos 'derrubaram' e roubaram o domínio do jornal on-line, Naegele  fechou o ano com o "Título de Cidadão Sul-mato-grossense" e com o Midiamax entre os jornais mais respeitados do Estado! Acompanhado da bela Tatiana Ujacow e de sua filha lindona, Maria Antônia, Naegele não se intimidou! 
Fez, um leilão de sucesso, participa ativamente das redes sociais interagindo com os leitores e avisa: "Quem pensa que o Midiamax caiu, só se surpreende a cada dia e vamos surpreender mais e mais". Defeitos à parte, Carlos Naegele é o melhor de 2011 na categoria: 
"EU BANCO MINHA BRIGA COM O PUCCI" 


Val Reis

Publicitária, formando em  Jornalismo e uma das melhores pessoas que eu conheço. Val me surpreende pela calma e muito mais pela parceria. Foi minha amiga durante  minhas mudanças profissionais e durante um momento muito difícil que foi a minha separação. A Val é criativa, trabalhadora e um exemplo de quem consegue ser mãe, mulher e profissional ao mesmo tempo. Fora nossas viagens malucas e as barcas que eu já coloquei dona Val! hahahahah
Fora que fizemos juntos do @Dia100Sacola e muitas outras estripulias do bem! Por isso, nada mais justo que uma foto nossa!

Val Reis é a melhor de 2011 na categoria: 
Nós fazemos nossa parte! 


Diogo Rondon

Foi meu CALOURO na faculdade de Jornalismo e me surpreendeu pelo mau bom humor ácido e sarcástico no Facebook! Aaaaaaaaaaaadoro as tiradas de Diogo e suas loucuras matinais! Ele não tem medo nem se intimida. Seja para criticar o chefe, o colega, ou a bicha louca que dá piti! Fora que Diogo trata assuntos ainda tabus como homo-afetividade e sexualidade na maior nice! Me divirto litros com ele!

Diogo Rondo é o melhor de 2011 na categoria: 
AI QUE LOUCURA!


Victor Barone

Eu falo que ele se formou conosco, mas nós quem nos formamos com ele (risos). Barone foi meu colega de faculdade em algumas disciplinas. Mas é um dos jornalistas mais admiráveis que eu conheço! Sincero e sem meias palavras, ele me surpreendeu pela coragem e sinceridade. 
Criou a Revista Semana On-line e outra vez surpreendeu ao sair da chefia de comunicação da Prefeitura Municipal de Campo Grande. O projeto com uma proposta completamente diferente me deixou com uma admiração maior ainda pelo nobre jornalista e poeta! Na foto ele está acompanhado de sua linda esposa Mara Lisiane (que nome lindoooo! hahahaha) 

Victor Barone é o melhor de 2011 na categoria: 

INOVAÇÃO


Ricardo Jorge Cunha

Eu o conheço pouco, mas esse pouco já me faz admirá-lo DEMAIS da conta! Que cara extraordinário! Que pessoa maravilhosa! Tem uma fé inabalável e me fez repensar na vida de forma encantadora sem nunca termos conversado pessoalmente! 
A humildade e a simplicidade aliadas a maneira tranquila com que ele trata a doença que enfrenta, me deixaram FELIZ em saber que existem pessoas como o Ricardo. 
Ricardo Jorge Cunha é o melhor de 2011 na categoria: 

GENTE QUE VALE Á PENA!


Luizinho Corrêa

Conheci essa peça rara pela internet há algum tempo também. Mas somente com a convivência devido ao trabalho que foi possível perceber o tamanho da ALMA desta pessoa! 
Que pessoa extra-ordinária! 
Que coração imenso! Uma pessoa cercada de luz, cheia de vida e sempre com um sorriso. Luizinho é o tipo que fala pelos cotovelos, que onde chega espalha alegria e sempre tem um presente para nos brindar. O trabalho dele no PSD então foi de deixar qualquer um emocionado. Não pela política, mas pela maneira que ele abraçou a causa. Luizinho é um exemplo de espírita e de pessoa! 
Na foto ele está acompanhado do amigo Adilson do Radio, também de Três Lagoas. 

Luizinho Corrêa é o melhor de 2011 na categoria: 
PESSOA DE BEM



Gleice Garcia

Conheci a Gleice por indicação de alguém quando estávamos formando o quadro do PSD (escritório onde trabalho como Assessora de Imprensa). Foi a melhor indicação que recebi! Competente e solícita, a menina mostrou a que veio e NÃO TEM PREGUIÇA hein! Secretária aqui no partido a Gleice se tornou meu braço direito e o restante do corpo de vez em quando. E a história de vida dela é incrível! Órfã de pai e mãe, minha magrela não se deixou abater. Estuda, trabalha e dos limões que ganhou da vida fez mousses deliciosos e uma limonada maravilhosa (risos). 
É o tipo de pessoa que vale à pena você conhecer, sentar, conversar e investir seu tempo. 
Gleice Garcia é o melhor de 2011 na categoria: 
GENTE QUE RALA! 


Sandra Luz

O jeito meio bravo e a voz baixa e sempre com pressa meio que "escondem" uma mulher FODÁSTICA! Isso que eu posso resumir Sandra Luz. Olha o sobrenome dessa pessoa! LUZ! Quer melhor que isso? Sandrinha (eu a chamo assim, ou de Sandroca) não tem meio termo! ou é, cara**o, ou não é! Fui trabalhar com a Sandrinha no jornal O Estado de MS em janeiro deste ano e de cara ela já me disse: 
- "Oh, sei que você é cheia de querer, mas sei que você escreve, então, to nem ai, eu preciso de repórter para escrever". 

Tinha como não se apaixonar??? Hahahaha! E trabalhei com ela até vir para o meu atual emprego! Mas foi um tempo muiiiiiiiiiiiito bom, onde minha "chefa" além de me fazer acordar de madrugada, ainda freou meu ego várias e várias vezes! Até o Humberto me levar pra política! rsrs Na foto ela está com a Jacqueline Bezerra Lopes, a pessoa mais fantástica que eu conheço!

Sandra Luz é o melhor de 2011 na categoria: LUZ! 


Meu melhor editor decididamente foi o Humberto Marques! Não querendo desmerecer quem já passou na minha vida, mas o Humberto foi FODA! Cara, ele discordava de mim e me ensinava só no olhar! E olha que eu achava ele UM PORRE antes de trabalhar com ele! (hahahahaha!) 

Quando eu fui pro Jornal O Estado de MS, passei por Cidades e fui (ironia do destino) cair na Política. Eu até "não queria", mas eu fui! E que aprendizado! Eu posso dizer que se sai melhor do que entrei lá do Estado de MS, um dos grandes responsáveis foi o Humberto. 
Me ensinou muito! Tive a oportunidade de fazer grandes matérias e fechei minha saída com chave de ouro de lá, graças ao espaço que ele me deu. Um editor que não tem medo de ver o repórter crescer! Todo jornalista merece ter um editor assim (se souber aproveitar a oportunidade claro!). Na foto ele está com a não menos competente namorida dele Danúbia Burema. 

Humberto Marques é o melhor de 2011 na categoria: EDITOR FODA!


Alexandre Imparato - ou Mestre Imparato, como eu prefiro chamá-lo. Outra pessoa que "ganhei de presente" no Jornal O Estado de MS. Sr. Alexandre é O CARA! Pronto! Não tenho o que dizer. Eu me senti repórter de verdade quando ele disse: 
- "Senta aí, escreve o que você viu, porque amanhã é sábado, você vai tomar vodka e vai esquecer". 
Pensei:  o CARA me conhece (risos)

Imparato tem experiência de jornal. E me ensinou por pouco tempo, mas o pouco que me ensinou, me deixou uma pessoa melhor! Por isso, faço questão que ele esteja nessa lista. Quando fui sair do jornal e mudar de emprego ele me disse: "Liziane, você vale muito". Foi a deixa para eu pensar: "Meu coração fica nesse lugar". E ficou!

Obrigado de coração, pelas matérias, pelas dicas e pela OPORTUNIDADE de enfiar as caras em "loucuras jornalísticas" e me apoiar nas investigações "maluquetes" de "dona Liziane". Com você eu me senti JORNALISTA de verdade!!! Você é o CARA! (A imagem do Palmeiras define esse italiano fodástico!)

Alexandre Imparato é o melhor de 2011 na categoria: O CARA!


Você não está nesta lista? Não se preocupe que tem uma próxima! 
Dividi em categorias para ficar mais fácil! 

sábado, 24 de dezembro de 2011

Meu presente de natal!

Eu relutei em escrever sobre o "natal", até porque eu prefiro o "ANO NOVO". Sei lá, acho que o natal perdeu aquele sentido que deveria ter e se tornou uma data um tanto quanto comercial...

Mas hoje, "véspera" , é um dia especial ao menos para mim.

Hoje, se estivesse viva, minha irmã Luciana faria 38 anos. Eu acredito que poucos sabem que eu tinha outra irmã. Ela que nasceu na véspera de natal, morreu na noite de ano novo de 1996. Foi uma tragédia sem tamanho e cheia de especulações e que mudou a vida da minha família.


Ela "caiu" do 19º do Edifício Comodoro, que fica no Centro da Capital. Na época, a perícia comprovou que não tinha sido suicídio, porém, ficamos sem nenhuma outra explicação. A informação era: "Foi uma fatalidade".

Enfim, foi preciso muita força para me reerguer. Na verdade eu levei cerca de oito anos para conseguir isso!


E hoje, eu acordei cheia de saudades... São 16 anos de muita saudades. Saudades daquela vida que tínhamos, saudades das conversas com ela. Quando a minha irmã se foi, eu tinha 15 anos. Ela tinha 22 e era a pessoa mais bonita que eu conhecia. Foi a minha melhor amiga! Me aconselhava  -às vezes não era o melhor conselho rsrsrs, mas era minha parceirona.

Então, eu observo o quanto eu cresci e amadureci nesse tempo. A época de natal para mim é melancólica, porque eu não consigo entender tanto consumismo e tanta correria. Só que também me traz as boas lembranças, da época que minha irmã ainda vivia neste plano, e que éramos cheias de planos para o futuro...


E uma história incrível: nesta última quinta-feira (22), eu depois de tanto tempo, recebi uma mensagem dela. Sou kardecista, então sei o quanto deve ter sido penoso a sua recuperação devido a maneira que ela desencarnou, de  forma violenta e contraditória.   Talvez por isso tenha demorado tanto tempo para se comunicar.

Ela apenas disse: "Continue firme, seguindo seu caminho".

Foi o meu presente da natal, inesperado, pois não vou ao centro buscar mensagens dela. Mas me senti cheia de alegria! Uma alegria tamanha que só agora estou conseguindo dividir.

Enfim, essas palavras confusas vieram banhadas em lágrimas de saudades...

E a gente só sente saudades do que amamos...




Só tenho essa foto digitalizada da minha irmã... Mas as melhores lembranças estão na minha mente...

E essa música me faz declarar essa saudade!








sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Um dia especial... 9 anos LIMPA!

oi gte... Fiquei meio longe por problema pessoais, mas hoje é um dia ESPECIAL!
Aliás, é a primeira vez que escrevo de maneira tão aberta sobre um assunto tão particular.  E sei que é arriscado, mas quer saber, pode salvar vidas!

Hoje, completo NOVE ANOS LIMPA! Ou seja, são nove anos em que eu decidi ter uma nova vida! Nove anos que eu resolvi largar o vício das drogar por uma nova vida!

Foi uma decisão extremada, difícil e que me fez sentir aquelas "coisas de novela", mas que me trouxe muito mais VIDA. Era 15 de dezembro de 2002, quando pela última vez fiz uso de "substância entorpecente". Eu estava em Marília (SP) onde cursava faculdade de Pedagogia na UNESP. Então, no outro dia, embarquei para Campo Grande. Cheguei no sábado onde fui em um show de um grupo com o nome "Realidade Cruel" onde o MC Douglas que cantava a música "Depoimento de um Viciado".


A música mexeu muito comigo, me deixando quase que anestesiada. Eu que na época estudava "cultura marginal" me vi naquelas palavras.

Então começou ali a minha luta. Conversei com o Douglas e contei a ele que iria parar. Não dava mais! Era muita "treta". O cantor e compositor de rap me incentivou. Me deu um abraço e falou:

"Vai com Deus mina, ainda quero ouvir sua história". Eu não esqueço disso!

Então eu parei. Foram vários obstáculos, várias dores, brigas, mas eu iria reconstruir a minha vida. Porque o mundo das drogas é um mundo de violência e loucura. E não sejamos hipócritas, um mundo "deliciosamente louco".
Quem fala que droga é só parte ruim não sabe a sensação de certas coisas. Porém, as consequências são terríveis! E sim, você perde a noção! Você perde tudo e aquilo que se vê nas novelas, nas propagandas e na imprensa é tudo realidade.

Eu não precisei ir até uma entidade religiosa, mas buscamos ajuda médica e psicológica para aguentar o tranco. Buscamos sim, pois a minha família foi junto! Minha mãe, mesmo sem paciência e me dando uns petelecos de vez em quando e minha irma Lais, sempre me apoiando.

Foram vários medicamentos, várias visitas ao NA e AA (sim, a dependência cruzada faz com que o usuário em manutenção acabe abusando do álcool) e muita luta. Uma sala inteira me dando força - Jornalismo 2006 da UCDB, e poucos amigos que ficaram.

Prefiro não discorrer sobre o que eu usei, mas até a "praga do século" entrou nas minhas baladas da mente abalada. Eu posso dizer que cheguei bem pertinho do abismo!

Mas aí, eu consegui! Vejam só! Nove anos de uma nova vida!!! E olhem, eu continuo em manutenção! Manutenção eterna.

Já me perguntaram se não tenho medo de falar sobre isso. Claro, nem tudo são flores. Algumas pessoas ainda tem preconceito, tratam com ignorância, mas isso já não me abala. Hoje, eu falo abertamente sobre o assunto e inclusive já dei algumas palestras sobre o uso e abuso de drogas em escolas e outros lugares.

Minha experiência não é exemplo para ninguém, é uma experiência. E sempre lembro os adolescentes que converso: "Não adianta dizerem que é só um golinho, só um traguinho ou só um tirinho, o bagulho é louco e 90% das pessoas não tem a mesma sorte que eu tive".

Ou seja, é preciso continuar tratando o assunto com realismo e sinceridade. E é isso.

Hoje, eu tenho uma vida normal! Sou uma profissional, filha, tia (que pega no pé dos sobrinhos e eles sabem da minha história!), irmã, amiga e namorada. Bebo socialmente - apesar de falar de vodka o tempo todo, nem bebo tanto assim (risos).

E querem saber? Diante das estatísticas, sem modéstia nenhuma: eu tenho ORGULHO DE MIM!

E dividir isso com vocês, é a melhor parte disso tudo!
Porque eu lembro bem, quando fazia apenas nove dias, o que eu mais queria era usar de novo!

E hoje, o que eu mais quero é VIVER! E VIVER MUITO!!!!

Fiquem com Deus, e se alguém quiser ouvir a experiência completa, temos uma turma boa aí para fazer palestra!




quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Declare o seu amor...

Eu sempre escrevo sobre coisas subjetivas - pelo menos eu acho isso, e sobre quase uma "auto-ajuda". Hoje, vou escrever sobre uma coisa concreta. Talvez a mais concretas delas dentro de mim. O amor pela minha sobrinha Anna Carolina.

Como todos sabem, eu não tenho filhos. Mas a Carol é minha bebê! Minha princesa, minha vida. Ela tem 15 anos e "meio" e nasceu da maneira mais adversa que parece até novela. Na família, éramos quatro irmãos. Luciana, Lais, Liziane (eu) e Luis Henrique.

Em 1 de janeiro de 1996 a Luciana, aos 22 anos faleceu. Era noite de ano novo! A data que sempre era tão festiva em nossas vidas tinha tudo para se tornar vazia e sombria. Mas as linhas de Deus são perfeitas, todos bem sabem.

No dia 2 de janeiro, em meio ao funeral de minha irmã Luciana, minha irmã Lais, então com 17 anos começou a passar mal. E foi parar no hospital. Peraí, no hospital não, na MATERNIDADE (risos).

É! Ela estava grávida, de NOVE meses, bem escondidos e guardados. E nasceu então Anna Carolina. O "velório" parou, todo mundo ficou confuso, e bora gente! Vambora comprar roupa, berço, moisés, chupeta, mamadeira e fralda!!!

E saímos do enterro, direto para a porta da Cândido Mariano. Que ironia, bem em frente ao local onde minha Lú tinha partido... O coração era dor e confusão...

Pequenininha, um tesourinho guardado, muito bem guardado. E nossos dias eram dúbios, porque tínhamos  a tristeza da perda, porém também aquele ser enchia nossa casa de alegria. Carol foi crescendo e cada segundo, cada passinho, cada chorinho, dentinho, sorriso, dor ou gracinha acompanhada com amor concreto e que não cabe no peito.

A mais linda! A mais bela! Não tenho palavras. Depois dela tive outros sobrinhos, que são especiais, eles são todos especiais, cada um em sua particularidade.

O Tiago com sua responsabilidade, aos 24 anos um rapaz que sei que posso confiar.

Camila, aos 14 anos mostrando TUDO de mim quando tinha essa idade (risos). A rebeldia, o desatino, a inteligência e a beleza que lhe é única.

João Guilherme, aos 13 com sua inteligência e beleza especial. O melhor aluno da escola, premiado pela prefeitura! rsrsrs

Ana Beatriz, quase 3 anos de pura energia, alegria e os cachos mais lindos que Deus poderia fazer.

Pedro Arthur, com um aninho. Meu presente de Deus! Só isso que posso dizer.

Mas Carolina, ah Carolina! Essa menina é especial! Única! Ela é minha princesa! Às vezes as pessoas riem quando eu a chamo de bebê. Um bebê braaaaaavo, genioso, às vezes distante, aquelas coisas de adolescentes.

E sempre costumo dizer: ela não saiu de mim, mas é minha filha! Não sou a segunda mãe, a mãe é a Lais, mas eu sou a TIA, a mãe-tia ou seja lá o que for. Não importa o nome, importa é que o amor é concreto.

E gente, é um amor que não cabe no peito. E agora, minha bebezinha está dodói... E isso me corta ao meio, porque ser mãe é padecer no paraíso, não é?

E nisso tudo, só consigo pensar em uma coisa: eu trocaria de lugar com ela! Sentiria o que ela está sentindo, ficaria com tudo para mim. Mas também como "mãe", preciso pensar. os filhos nascem para o 'mundo', portanto, estou aqui para ampará-la.

Enfim, é só uma declaração de amor... Coisa que eu faço todos os dias e agora concretizei...
E fiquem com Ana Carolina, de Jorge e Mateus


segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Pq tapete pendurado na parede ninguém consegue pisar...

Li essa frase hoje pela manhã, durante uma conversa para lá de produtiva... E fiquei pensando: quantas vezes as pessoas não nos fazem de "tapetinho"? Em alguns casos somos até mesmo "tapetes persas", preciosos, caros, porém não deixam de ser pisados...

E é isso que eu quero falar hoje. Algumas pessoas conhecem a minha história e sabem o que eu já enfrentei na vida. Ralei muito para chegar onde estou, para trabalhar com a pessoa que eu sempre desejei, ter as minhas coisas, me aprimorar na minha profissão e tudo mais.

Há nove anos, eu era só uma jovem sem perspectivas de vida e que estava entregue à coisas "obscuras". E sempre tinha alguém que dizia: "Esquece, a Liziane não vai ser ninguém". E aquilo me doía, e eu precisava buscar forças, mas de onde???

Então, eu me lembrei de uma pessoa muito importante para mim, que eu tinha certeza que poderia me ajudar e muito no processo de reconstrução da minha vida. Essa pessoa tinha as respostas de todas as perguntas, tinha a força necessária para que eu desse o primeiro passo. E fui atrás disso. Queria deixar de ser tapete do mundo que me cercava...

Comecei então a viver um dia de cada vez. Deixei uma faculdade pública, deixei as coisas "obscuras", enfrentei mil demônios, e o mundo começou a se abrir...

Fiz a faculdade, comecei a trabalhar em call center, ganhei uma bolsa de estudos e o apoio de um padre chamado Paulo Jácomo que foi essencial para mim, o apoio de uma sala inteira, o Jornalismo 2006 da UCDB, e fui subindo cada degrau daquela escada que eu nem sabia onde ia dar...

Aliás, naquela imensa escada, eu só enxergava o primeiro degrau...

Mas eu sabia, eu sabia que eu tinha que contrariar aquelas pessoas que falavam: "A Liziane não vai ser ninguém".

Então, eu fui galgando cada degrau e hoje eu posso dizer: Eu sou alguém! Eu sou Liziane Berrocal.

Por isso, eu sempre digo a todos que estão enfrentando problemas: "Não deixe ninguém te dizer que você não é ninguém, existe alguém ai que pode te fazer ser o ALGUÉM MAIS IMPORTANTE DO MUNDO".

E a pessoa pergunta: "Mas quem?"

E a resposta é simples: "Você".

Por isso caros amigos, só você pode mudar seu destino, só você pode mudar o rumo da sua vida. Só você pode fazer de você ALGUÉM!

E lembre-se sempre: não deixe que palavras te façam perder o chão. Guarde seus segredos em seu coração e persevere. Porque Deus, nosso Pai maior, está sempre ali para nos indicar qual o melhor caminho e nos curas das desilusões.

E Deus, nos mostra todos os dias que podemos ir muito além...

Agora, estou entrando em uma nova etapa da minha vida, e que delícia é ver o reconhecimento, a busca constante, poder ajudar as pessoas, poder estender uma mão e dizer para aquele que sofre: "Não fique assim, para Deus você é alguém"...

Para isso, deixo com vocês a música: "Alguém". Ela foi oferecida a mim por uma pessoa especial chamada Laura Lavagnoli, um dia quando ela me disse:

"Amiga, alguém falou que você não ia ser ninguém, mas você mostrou que você é Liziane Berrocal".

E isso me encheu de alegria... Porque hoje, eu não sou mais tapete de ninguém...



P.S.: a pessoa que me ajudou se chama: Liziane Berrocal!

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Do amor e a alegoria da caverna...

E você então está no escuro! Naquela caverna, escura, úmida, fria e por vezes aterrorizante...

E de repente, você se deixar amar... e começa a amar, e então a luz começa a surgir. E a caverna se abre, e o mundo lá fora passa a ter luz, e cores e principal: amores. Amores das mais variadas formas, sentimentos, sensações...

E agora podem estar se perguntando: "A Lica começou o texto pelo final?" É, pode ser. Porque hoje quero começar pelo mais simples. Hoje, e amanhã e todos os dias. Porque o amor é uma coisa muito simples. É o segredo que abre qualquer porta, seja ela onde for.


Platão na alegoria da caverna, falava da relação do homem com o mundo, porém eu acredito que seja a relação do homem com o amor...

Porque quando amamos, saímos do escuro... Nos sentimos mais próximos de Deus.


Durante os dias que tenho enfrentado situações difíceis - e acreditem, as coisas não estão sendo fáceis, eu busco sempre ver pelo lado do amor. Olho o sorriso dos meus sobrinhos, o abraço de um amigo, as palavras de alguém que amo.

Aí, eu percebo cada dia mais que o amor que tudo suporta. Sabe ser rígido, sabe afagar, mas também sabe ralhar. O momento de chegar e de partir...

E o amor, tão cantado e tão parafraseado ao longo de toda existência humana, é aquilo que nos move, e dele deriva todos os outros bons sentimentos e nele que chega todas as ações de bem.

Filos, Eros e Ágape.

O amor, ah o amor... Esse negócio tão simples, que nos tira da caverna... Deus nos dá diariamente a chance de amar e sermos amados. Outra vez, Ágape, Filos e Eros...

E então eu me pergunto: "Por que ainda tem gente que gosta de morar no escuro?"

Para esses, eu deixo uma dica: "Quando se aprende a amar, o mundo passa a ser seu..."

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Por quem os sinos dobram?

"Nunca se vence uma guerra lutando sozinho. Você sabe que a gente precisa entrar em contato... "


Então! Raul Seixas formou minha história e é em muitas músicas dele - erros e acertos musicais - que eu levo como digamos, filosofia de vida. Uma delas é "Por quem os sinos dobram". 


A música e o álbum do grande cantor e compositor baiano data de 1979, e foi inspirado na obra do excelente escritor - e pensador - Ernest Hemingway. 
O romance de 1940 usa a própria experiência do autor como voluntário na guerra civil, que por sua vez é referente a um poema do pastor americano John Donne, que explicita que nenhum homem é uma ilha. 


Raul, mais crítico - na minha opinião, foi mais além: "É sempre mais fácil achar que a culpa é do outro, evita o aperto de mão de um possível aliado"....
Quantas vezes não é mais confortável jogar a culpa no outro? Certo? Errado! Dai vem a pior parte - também na minha opinião, que é convencer as paredes do quarto. 


Ora, você não vai convencer as paredes do quarto e dormir tranquilo, porque no fundo do peito você sabe que não era nada daquilo! Não se consegue fugir de si mesmo, nem se suas culpas ou mesmo daquela que é a "mestra" em foder com seu sono: a consciência!


E de novo lá vou eu, cair na tecla da CORAGEM. Raul cantava muito isso. Ele era um cara corajoso, um cara destemido, que no fundo conservava sua alma infantil, quando cantava ou quando compunha, porque Raul falava do que o coração tava cheio...


E "Por quem os sinos dobram" é uma das mostras dos questionamentos intensos que povoavam sua obra e vida. 


“A morte de qualquer homem me diminui, porque eu sou parte da humanidade; e por isso, nunca procure saber por quem os sinos dobram, eles dobram por ti”. Diz um trecho do poema de John Donne. 


E assim como eu acredito que deve ser, é sempre preciso se perguntar: Por quem os sinos dobram?


E você vai entender que é bem fácil: eles dobram por ti, por mim, por nós... e no fundo, no fundo a culpa não é de ninguém!


E é por isso que é preciso: 
"Coragem, coragem, se o que você quer é aquilo que pensa e faz. Coragem, coragem, que eu sei que você pode mais..."


E toca Raul! 









quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Amor... é para quem tem coragem

Qual foi a última vez que você disse "EU TE AMO" a alguém? Esse post talvez seja um dos mais difíceis de escrever para mim, até devido ao momento que estou vivendo, mas conversando com uma amiga muito querida eu não tive dúvidas.

Falávamos sobre viver viajando, coisas que muitos sonham, e sobre como deve ser isso. Eu que viajo sempre à trabalho, sem pestanejar respondi: "Por um lado é bom, mas deve enjoar, é bom ter alguém para voltar".

E para ter um lar, para ter alguém para voltar é preciso coragem. É preciso querer abrir o coração, por que você precisa estar também apto a dar o amor. E sim, eu falo de amor entre homem e mulher. Aquele amor de borboletas no estômago... Aquele frio na barriga, aquele que dá saudades imensas de chorar...



Amor não é uma coisa fácil
A única bagagem que você pode trazer
É tudo o que você não pode deixar para trás
E é isso... É preciso ter coragem para não deixar o amor para trás. Estou vivendo um momento assim... Onde estou deixando algumas coisas para trás. E mudando, mudando muito. Por amor! Amor a mim e minha vida.

Mas uma coisa eu não deixo para trás: eu nunca deixo o amor para trás. Eu continuo em frente, porque tudo aquilo que eu conquistei eu não vou deixar ninguém me roubar.

Posso sofrer, quebrar a cara, brigar, me decepcionar, mas eu não tenho medo. Eu vou continuar amando, todas as pessoas que eu quiser, todas as pessoas que eu achar necessário ou merecedoras do meu amor.

Não importa o que aconteça, porque o amor é para quem tem coragem e isso, isso eu tenho de sobra!
Essa música "Walk on" traduz bem!

Fiquem com Deus, a nossa maior fonte de amor!

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Sementes...

O Principezinho entendeu então, que aquela era a sua rosa. A rosa mais bonita do seu planeta deserto. Apesar da "tradução" livre, a essência é mantida. Eu sou apaixonada pelo Pequeno Príncipe. Escrito por Antoine de Saint-Exupéry, o livro e os desenhos marcaram minha infância e me ensinaram muito.

E posso dizer, é meu livro de gaveta. E nesse final de semana, o Principezinho, esteve presente em minha vida. Alguém, que eu amo muito, dividiu momentos únicos e importantes se sua vida comigo, e foi ali que em meio a isso me vieram duas passagens importantes.

Durante seu encontro com a raposa, O Pequeno Príncipe, que procura um amigo, é alertado por ela, que é preciso que ele a cative. E então, ela terá nele uma "razão". E mesmo que ele for embora, e ela chorar, a Raposa continuará feliz (eu entendo assim).

O principezinho então questiona se não terá sido inútil.

- Eu lucro, disse a raposa, por causa da cor do trigo.
Depois ela acrescentou:
- Vai rever as rosas. Tu compreenderás que a tua é a única no mundo. Tu voltarás para me dizer adeus, e eu te farei presente de um segredo.
E voltou, então, à raposa:
- Adeus, disse ele...
- Adeus, disse a raposa. Eis o meu segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos.

Pois é, aprendi a enxergar as pessoas com os olhos do coração. Acredito que hoje seja o meu bilhete da raposa. Aprendi a ver que pessoas podem me auxiliar a aprender a amarrar tênis , ou simplesmente me cativarem, me fazerem rir, ou me ajudarem a enxugar as lágrimas e me fazerem ver um bom caminho adiante...

São essas as sementes... E dai eu volto ao princepezinho.

A frase, comumente usada, nem sempre tem o sentido entendido.

- Os homens esqueceram essa verdade, disse a raposa. Mas tu não a deves esquecer. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas


São sementes... Por isso, cuide para com aquilo e aqueles que cativares. Sementes nascem quando são semeadas, sejam de joio ou de trigo. Elas nascem, e a colheita é obrigatória, a colheita será sempre aquilo que tu cativares... É uma grande responsabilidade...

Por isso, tente semear flores, e cative-as. Elas sempre deixam um pouco de perfume nas mãos daqueles que as cativam...

Para entender, é só assistir ao vídeo acima ou ler o trecho... Fiquem com Deus... Ele é essencial e invisível aos olhos!


Se tu queres um amigo, cativa-me!
Que é preciso fazer? perguntou o principezinho.
É preciso ser paciente, respondeu a raposa. Tu te sentarás primeiro um pouco longe de mim, assim, na relva. Eu te olharei com o canto do olho e tu não dirás nada. A linguagem é uma fonte de mal-entendidos. Mas, cada dia, te sentarás mais perto ...
Assim o principezinho cativou a raposa. Mas, quando chegou a hora da partida, a raposa disse:
- Ah ! Eu vou chorar.
- A culpa é tua, disse o principezinho, eu não te queria fazer mal; mas tu quiseste que eu te cativasse ...
- Quis, disse a raposa.
- Mas tu vais chorar ! disse o principezinho.
- Vou, disse a raposa.
- Então, não sais lucrando nada !
- Eu lucro, disse a raposa, por causa da cor do trigo.
Depois ela acrescentou:
- Vai rever as rosas. Tu compreenderás que a tua é a única no mundo. Tu voltarás para me dizer adeus, e eu te farei presente de um segredo.
E voltou, então, à raposa:
- Adeus, disse ele...
- Adeus, disse a raposa. Eis o meu segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos.
- O essencial é invisível para os olhos, repetiu o principezinho, a fim de se lembrar.
- Foi o tempo que perdeste com tua rosa que fez tua rosa tão importante.
- Os homens esqueceram essa verdade, disse a raposa. Mas tu não a deves esquecer. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Coragem...

A mudança é uma morte, por isso é coragem para poder mudar. A transição por vezes pode ser dolorida, mas traz uma sensação merecedora de vitória, em especial quando temos certeza de que estamos fazendo a escolha certa.

Outro dia, estava conversando com um amigo sobre determinada situação da minha vida, e ele me disse: "Será que é bom trocar o certo pelo duvidoso? Eu não trocaria!"

Fiquei pensando nessa frase, que eu considerei um tanto quanto pessimista. Ora, como eu saberia se o certo é certo quando eu não estou feliz? Ou quando algo me incomoda?

E como saberia se o duvidoso é de fato uma dúvida se eu não fui tirar uma "prova"? Olhei e agradeci o 'conselho', não reclamei nem refutei, mas fiquei pensando e descobri que mais que tudo, para mudar é preciso ter coragem.

Coragem de romper com os paradigmas, coragem de romper com os próprios preconceitos. É preciso coragem para perdoar quem errou conosco, ou pedir desculpas pelos nossos erros. É preciso coragem para dizer acabou e começar uma nova vida, e novamente aprender dizer "eu te amo". Aliás, é preciso coragem para o amor.

Coragem para enfrentar o desconhecido, já que a vida não vem com manual de instruções.

Eu era professora, vejam só, e resolvi virar jornalista. Na época, teve gente que disse que eu tava trocando o certo pelo duvidoso. Pelo andar da carruagem e pelo meu crescimento profissional, acredito que o duvidoso virou o corretíssimo.



Eis me aqui, jornalistando. Tudo isso, porque tive coragem...

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Na pista...

Eu penso a tantooooooooooooo tempo escrever um blog, mas minha paciência curta e minha tendinite extensa não me permitem a isso. Depois de ler os blogs de alguns amigos e trocar ideias com uns tantos, resolvi ressuscitar o JORNALISTANDO.

Eu, logo eu, que agora não estou mais jornalistando e sim assessorando! Mas e daí? Assessoria é uma forma de jornalismo, apesar de muitos ainda discordarem. Mas esse não é o tema deste texto.

O tema é a bandeirada da largada. Ou da chegada, depende do ponto de vista.

Sábado (15/10) eu fiz uma tatuagem, quer dizer, duas. Um símbolo do infinito no meu ombro esquerdo, junto com minha melhor amiga e também as bandeiras do automobilismo em forma cruzada.

A segunda tatoo foi motivo de especulação geral, pensaram até em "homenagem". Olha, não se enganaram! É sim uma homenagem. Uma homenagem a Liziane Berrocal.

Eu que já ajudei tanta gente, que já abasteci tantos carros alheios, que já fui engenheiro de equipe em provas difíceis, resolvi romper tudo e ser o piloto nº 1 da minha vida.

Para alguns, isso pode soar estranho. Nossa, a Berrocal, tão forte. Mas eu sou assim, preciso dessa simbologia para romper barreiras. E a tatuagem representa bem isso. A tatuadora perguntou porque das 'bandeirinhas' e eu expliquei. Ela riu e falou: "Parabéns".

Qdo olhei no espelho e vi aquela tatoo, pensei: "É agora! Foi dada a bandeirada de chegada para a acomodação e situações improdutivas e a bandeirada de largada para aquilo que eu sempre busquei".

Senti um frio na espinha, meu coração ficou quente. Foi um misto de alegria, medo, receio, esperança e até mesmo tristeza. Mas resolvi encarar!

É... acredito que vou enfrentar algumas pistas difíceis, vou encaras adversários fortes, mas é no automobilismo que busco uma inspiração.

"Seja você quem for, seja qual for a posição social que você tenha na vida, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá."

Essa frase é do Ayrton Senna. E agora, como piloto da minha vida, eu vou chegar lá...

Amanhã, ou quem sabe depois, eu escrevo mais! O que importa é que To na pixxxxxxxxxta!