quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Do amor e a alegoria da caverna...

E você então está no escuro! Naquela caverna, escura, úmida, fria e por vezes aterrorizante...

E de repente, você se deixar amar... e começa a amar, e então a luz começa a surgir. E a caverna se abre, e o mundo lá fora passa a ter luz, e cores e principal: amores. Amores das mais variadas formas, sentimentos, sensações...

E agora podem estar se perguntando: "A Lica começou o texto pelo final?" É, pode ser. Porque hoje quero começar pelo mais simples. Hoje, e amanhã e todos os dias. Porque o amor é uma coisa muito simples. É o segredo que abre qualquer porta, seja ela onde for.


Platão na alegoria da caverna, falava da relação do homem com o mundo, porém eu acredito que seja a relação do homem com o amor...

Porque quando amamos, saímos do escuro... Nos sentimos mais próximos de Deus.


Durante os dias que tenho enfrentado situações difíceis - e acreditem, as coisas não estão sendo fáceis, eu busco sempre ver pelo lado do amor. Olho o sorriso dos meus sobrinhos, o abraço de um amigo, as palavras de alguém que amo.

Aí, eu percebo cada dia mais que o amor que tudo suporta. Sabe ser rígido, sabe afagar, mas também sabe ralhar. O momento de chegar e de partir...

E o amor, tão cantado e tão parafraseado ao longo de toda existência humana, é aquilo que nos move, e dele deriva todos os outros bons sentimentos e nele que chega todas as ações de bem.

Filos, Eros e Ágape.

O amor, ah o amor... Esse negócio tão simples, que nos tira da caverna... Deus nos dá diariamente a chance de amar e sermos amados. Outra vez, Ágape, Filos e Eros...

E então eu me pergunto: "Por que ainda tem gente que gosta de morar no escuro?"

Para esses, eu deixo uma dica: "Quando se aprende a amar, o mundo passa a ser seu..."

3 comentários:

Karyna disse...

Lizi... Impossível não comentar um texto tão especial como este. Bem-aventurado aquele que conhece profundamente o significado do AMOR... Sim, pois é o sentimento mais sublime que o ser humano pode ter. E VC tem....

Abraços,

olharesdoavesso disse...

'Porque quando amamos, saímos do escuro... Nos sentimos mais próximos de Deus.' Esta frase resume tudo querida Lica. É quando Abrimos nossa porta e Deus diz estou aqui - dentro de ti! Amar é VIver! É a luz que dos olhos ilumina o mundo! Muito bom!

Reis disse...

Puts, emocionante, acho que to amando... rs
O Amor é lindooo...
Bjão Lizi... saudades