sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Um dia especial... 9 anos LIMPA!

oi gte... Fiquei meio longe por problema pessoais, mas hoje é um dia ESPECIAL!
Aliás, é a primeira vez que escrevo de maneira tão aberta sobre um assunto tão particular.  E sei que é arriscado, mas quer saber, pode salvar vidas!

Hoje, completo NOVE ANOS LIMPA! Ou seja, são nove anos em que eu decidi ter uma nova vida! Nove anos que eu resolvi largar o vício das drogar por uma nova vida!

Foi uma decisão extremada, difícil e que me fez sentir aquelas "coisas de novela", mas que me trouxe muito mais VIDA. Era 15 de dezembro de 2002, quando pela última vez fiz uso de "substância entorpecente". Eu estava em Marília (SP) onde cursava faculdade de Pedagogia na UNESP. Então, no outro dia, embarquei para Campo Grande. Cheguei no sábado onde fui em um show de um grupo com o nome "Realidade Cruel" onde o MC Douglas que cantava a música "Depoimento de um Viciado".


A música mexeu muito comigo, me deixando quase que anestesiada. Eu que na época estudava "cultura marginal" me vi naquelas palavras.

Então começou ali a minha luta. Conversei com o Douglas e contei a ele que iria parar. Não dava mais! Era muita "treta". O cantor e compositor de rap me incentivou. Me deu um abraço e falou:

"Vai com Deus mina, ainda quero ouvir sua história". Eu não esqueço disso!

Então eu parei. Foram vários obstáculos, várias dores, brigas, mas eu iria reconstruir a minha vida. Porque o mundo das drogas é um mundo de violência e loucura. E não sejamos hipócritas, um mundo "deliciosamente louco".
Quem fala que droga é só parte ruim não sabe a sensação de certas coisas. Porém, as consequências são terríveis! E sim, você perde a noção! Você perde tudo e aquilo que se vê nas novelas, nas propagandas e na imprensa é tudo realidade.

Eu não precisei ir até uma entidade religiosa, mas buscamos ajuda médica e psicológica para aguentar o tranco. Buscamos sim, pois a minha família foi junto! Minha mãe, mesmo sem paciência e me dando uns petelecos de vez em quando e minha irma Lais, sempre me apoiando.

Foram vários medicamentos, várias visitas ao NA e AA (sim, a dependência cruzada faz com que o usuário em manutenção acabe abusando do álcool) e muita luta. Uma sala inteira me dando força - Jornalismo 2006 da UCDB, e poucos amigos que ficaram.

Prefiro não discorrer sobre o que eu usei, mas até a "praga do século" entrou nas minhas baladas da mente abalada. Eu posso dizer que cheguei bem pertinho do abismo!

Mas aí, eu consegui! Vejam só! Nove anos de uma nova vida!!! E olhem, eu continuo em manutenção! Manutenção eterna.

Já me perguntaram se não tenho medo de falar sobre isso. Claro, nem tudo são flores. Algumas pessoas ainda tem preconceito, tratam com ignorância, mas isso já não me abala. Hoje, eu falo abertamente sobre o assunto e inclusive já dei algumas palestras sobre o uso e abuso de drogas em escolas e outros lugares.

Minha experiência não é exemplo para ninguém, é uma experiência. E sempre lembro os adolescentes que converso: "Não adianta dizerem que é só um golinho, só um traguinho ou só um tirinho, o bagulho é louco e 90% das pessoas não tem a mesma sorte que eu tive".

Ou seja, é preciso continuar tratando o assunto com realismo e sinceridade. E é isso.

Hoje, eu tenho uma vida normal! Sou uma profissional, filha, tia (que pega no pé dos sobrinhos e eles sabem da minha história!), irmã, amiga e namorada. Bebo socialmente - apesar de falar de vodka o tempo todo, nem bebo tanto assim (risos).

E querem saber? Diante das estatísticas, sem modéstia nenhuma: eu tenho ORGULHO DE MIM!

E dividir isso com vocês, é a melhor parte disso tudo!
Porque eu lembro bem, quando fazia apenas nove dias, o que eu mais queria era usar de novo!

E hoje, o que eu mais quero é VIVER! E VIVER MUITO!!!!

Fiquem com Deus, e se alguém quiser ouvir a experiência completa, temos uma turma boa aí para fazer palestra!




8 comentários:

Evelise Couto disse...

é isso aí garota, quem anda pra trás é relógio quebrado. parabens. é de gente que supera os obstaculos, encara as dificuldades e berra com a faquinha entre os dentes que o mundo precisa! ;)

Katia Tavares disse...

Parabéns.... por mais essa vitória na sua vida.

lesly lidiane disse...

vc sempre surpreendendo, não fazia ideia de nada disso. Que superação, imagino como foi o caminho... beijos

Prisllayne disse...

Pa pa parabéns Berro! Isso aíh, vc sempre se superando... E qdo achamos q vc é a the best, vc vai e surpreende a todos mostrandos q the best é poco rsrs...

Karyna disse...

Oi Lizi... Belo e corajoso testemunho. Parabéns pela força e determinação, com certeza você escolheu o melhor caminho... Os frutos já são visíveis, como mesmo disse: és profissional, amiga, tia, filha, mulher... enfim, recebeu esta dádiva e soube fazer bom uso dela... Um beijo grande e continue firme nesta caminhada! Conte comigo...

Virilhildo disse...

E eu tenho orgulho de você.

Fabi disse...

Lizi...me emocionei com a sua história na facul e me emociono de novo aqui. Sua vida é uma dádiva de Deus e ele com certeza, mais do que ninguém te protegeu sempre!! Nunca tinha lido seu blog e hj o descobri. Achei maravilhoso. Sinto saudades...

Fabi disse...

Lizi...me emocionei com a sua história na facul e me emociono de novo aqui. Sua vida é uma dádiva de Deus e ele com certeza, mais do que ninguém te protegeu sempre!! Nunca tinha lido seu blog e hj o descobri. Achei maravilhoso. Sinto saudades...