segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Sementes...

O Principezinho entendeu então, que aquela era a sua rosa. A rosa mais bonita do seu planeta deserto. Apesar da "tradução" livre, a essência é mantida. Eu sou apaixonada pelo Pequeno Príncipe. Escrito por Antoine de Saint-Exupéry, o livro e os desenhos marcaram minha infância e me ensinaram muito.

E posso dizer, é meu livro de gaveta. E nesse final de semana, o Principezinho, esteve presente em minha vida. Alguém, que eu amo muito, dividiu momentos únicos e importantes se sua vida comigo, e foi ali que em meio a isso me vieram duas passagens importantes.

Durante seu encontro com a raposa, O Pequeno Príncipe, que procura um amigo, é alertado por ela, que é preciso que ele a cative. E então, ela terá nele uma "razão". E mesmo que ele for embora, e ela chorar, a Raposa continuará feliz (eu entendo assim).

O principezinho então questiona se não terá sido inútil.

- Eu lucro, disse a raposa, por causa da cor do trigo.
Depois ela acrescentou:
- Vai rever as rosas. Tu compreenderás que a tua é a única no mundo. Tu voltarás para me dizer adeus, e eu te farei presente de um segredo.
E voltou, então, à raposa:
- Adeus, disse ele...
- Adeus, disse a raposa. Eis o meu segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos.

Pois é, aprendi a enxergar as pessoas com os olhos do coração. Acredito que hoje seja o meu bilhete da raposa. Aprendi a ver que pessoas podem me auxiliar a aprender a amarrar tênis , ou simplesmente me cativarem, me fazerem rir, ou me ajudarem a enxugar as lágrimas e me fazerem ver um bom caminho adiante...

São essas as sementes... E dai eu volto ao princepezinho.

A frase, comumente usada, nem sempre tem o sentido entendido.

- Os homens esqueceram essa verdade, disse a raposa. Mas tu não a deves esquecer. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas


São sementes... Por isso, cuide para com aquilo e aqueles que cativares. Sementes nascem quando são semeadas, sejam de joio ou de trigo. Elas nascem, e a colheita é obrigatória, a colheita será sempre aquilo que tu cativares... É uma grande responsabilidade...

Por isso, tente semear flores, e cative-as. Elas sempre deixam um pouco de perfume nas mãos daqueles que as cativam...

Para entender, é só assistir ao vídeo acima ou ler o trecho... Fiquem com Deus... Ele é essencial e invisível aos olhos!


Se tu queres um amigo, cativa-me!
Que é preciso fazer? perguntou o principezinho.
É preciso ser paciente, respondeu a raposa. Tu te sentarás primeiro um pouco longe de mim, assim, na relva. Eu te olharei com o canto do olho e tu não dirás nada. A linguagem é uma fonte de mal-entendidos. Mas, cada dia, te sentarás mais perto ...
Assim o principezinho cativou a raposa. Mas, quando chegou a hora da partida, a raposa disse:
- Ah ! Eu vou chorar.
- A culpa é tua, disse o principezinho, eu não te queria fazer mal; mas tu quiseste que eu te cativasse ...
- Quis, disse a raposa.
- Mas tu vais chorar ! disse o principezinho.
- Vou, disse a raposa.
- Então, não sais lucrando nada !
- Eu lucro, disse a raposa, por causa da cor do trigo.
Depois ela acrescentou:
- Vai rever as rosas. Tu compreenderás que a tua é a única no mundo. Tu voltarás para me dizer adeus, e eu te farei presente de um segredo.
E voltou, então, à raposa:
- Adeus, disse ele...
- Adeus, disse a raposa. Eis o meu segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos.
- O essencial é invisível para os olhos, repetiu o principezinho, a fim de se lembrar.
- Foi o tempo que perdeste com tua rosa que fez tua rosa tão importante.
- Os homens esqueceram essa verdade, disse a raposa. Mas tu não a deves esquecer. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas

7 comentários:

Josiel disse...

excepcional!!! muuuuuuito muito lindo! quem ler esse texto deve ler com os olhos do coração, pois a essencia dele é invisivel aos olhos.

I. disse...

=)

Já li quando garoto, e eis que agora me chamou a atenção este texto mais uma vez. Talvez seja hora de reler...

Evelise Couto disse...

eh isso, e quem nao cativa a gente, simplesmente passa. acho que essa sim é a parte mais dificil de entender. adorei o texto e adorei ser a parte que faz rir! :)

Tathiane Panziera disse...

Pequeno Príncipe é livro de cabeceira das pessoas que mantém as crianças internas vivas. Pois, são as crianças que olham sempre com os olhos do coração.

E viva a você por manter sua criança interna viva e fazer com que todos os demais olhem ou aprendam a olhar assim.

Bjú

olharesdoavesso disse...

cativantes e 'enxergadores'dos detalhes da vida! Um livro inesquecível uma história da alma! boa, Lica!

Karyna disse...

O olhar mais puro que existe é ver o mundo com os olhos do coração. Somente eles são capazes de mostrar a grandeza do mundo e a sinceridade de cada pessoa...

É uma benção que Deus nos concede a cada amanhecer... Que todos os corações "cegos" abram a porta e passem a ver o mundo através deles.

Eu quero que meu coração me conduza aos mais belos caminhos... E você, quer?

Liziane Berrocal disse...

Pessoas lindas! Mto obrigada pelos comentários! Estou vivendo uma fase de muita reflexão, de mudanças e é bom partilhar isso aqui com vocês!

São pessoas que me cativam!